Segundo o gerente da UC, André Campos Botelho, a reunião irá definir quais serão os representantes das instituições que se inscreveram para fazer parte do Conselho Consultivo. Dentre os conselheiros estarão membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Polícia Militar do Meio Ambiente, Prefeituras de Buenópolis, de Augusto de Lima e de Joaquim Felício, Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) de Buenópolis, Professores e Amigos Construindo a Esperança (Pace), Instituto de Arqueologia e do Circuito Turístico Serra do Cabral.
Botelho explica que é importante que parte dos conselheiros seja integrante da sociedade civil. “Queremos, principalmente, dar voz à comunidade perante a gestão e manter a comunidade local sempre informada das decisões tomadas no âmbito do Parque, para que as pessoas entendam que fazem parte daquilo que acontece na Unidade”, afirma o gerente.
De acordo com o gerente, o Conselho é um espaço onde se discute e negocia demandas ambientais. Os conselheiros têm como função auxiliar a gerência nas escolhas e decisões para o melhor andamento da UC. “Questões como a elaboração do Plano de Manejo, instalações de empreendimentos no entorno e a forma de combate ao incêndio são algumas das discussões que serão feitas quando o Conselho estiver formado”, conta Botelho.
Os Conselhos são presididos pela própria gerência das Unidades as quais pertencem. Eles são importante artifício para a prática de gestão integrada entre Estado e sociedade, e são constituídos de representantes de órgãos públicos, organizações da sociedade civil e populações tradicionais residentes na área.
Parque Estadual da Serra do Cabral
Localizado na região centro-norte do Estado, na serra do Cabral, que compõe a Cordilheira do Espinhaço, o parque tem altitudes que variam entre 900 e 1300 metros e conta com uma vegetação composta de veredas, matas e cerrado. Na fauna destaca-se a presença de antas (Tapirus terrestris), espécie ameaçada de extinção.
Sua abundante rede hidrográfica forma inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, que compõem, juntamente com os afloramentos rochosos, as veredas, matas e campos naturais, paisagens de grande beleza. A UC se destaca pelo grande número de sítios arqueológicos pré-históricos existentes. Em diversos locais são registradas pinturas rupestres onde predominam desenhos zoomorfos.
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.