Entre os dias 18 e 21 deste mês, a Praça Tiradentes em Teófilo Otoni foi palco de uma programação diversificada, que atraiu a população e agradou a todas as faixas etárias. Durante os quatro dias de evento em comemoração a Semana Florestal, promovido pelo IEF, houve distribuição de materiais com informações sobre árvores e recuperação de áreas degradadas, além de muita diversão.
Os técnicos do IEF e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estiveram presentes junto aos participantes e estimularam práticas sustentáveis, conservação da natureza e ensinaram a importância da preservação ambiental.
Além de jogos, concurso de desenho e redação, os moradores fizeram coleta de sementes e participaram da produção de mudas. Ao todo, Foram distribuídas 350 mudas de espécies nativas e frutíferas. Alunos de escolas estaduais da cidade participaram de jogos e brincadeiras que ensinavam sobre a Mata Atlântica, bioma de ocorrência no local.
A Polícia Ambiental levou até a Praça alguns animais taxidermizados, ou seja, reproduzidos exclusivamente para exposição. Eles já foram extintos e faziam parte da fauna da Mata Atlântica e viviam na região.
Visitas ilustres
Os moradores da cidade de Teófilo Otoni já estão acostumados a ver algumas preguiças circulando pela Praça Tiradentes. Mas durante a Semana Florestal, vários desses animais deram o ar da graça.
Eles desceram de suas árvores e ficaram junto aos moradores, participando de todas as atividades. Os técnicos do IEF e os policiais ambientais que estavam presentes no local, estavam a todo o tempo fiscalizando a movimentação das pessoas mais próximas às preguiças e cuidaram para que nada de mal os acontecesse. Muitas crianças se divertiram e tiraram fotos dos animais.
Foto: Arquivo IEF
Preguiça na Praça da Independência durante atividades da Semana Florestal
Thaís Lopes
Ascom / Sisema