Cerca de 200 pessoas, dentre poder público, organizações não governamentais, setor empresarial e comunidade científica, participam do evento. Na solenidade de abertura, o gerente de Gestão de Áreas Protegidas do IEF, Roberto Alvarenga, destacou a importância da iniciativa, abrindo um espaço de debate e troca de informações para se definir estratégias de preservação da área de preservação ambiental (APA) Mata do Krambeck. "O objetivo do seminário é discutir as diferentes categorias de unidades de conservação, focando a APA e sua gestão participativa", destaca o gerente.
Segundo diretor de Estudos, Projetos e Zoneamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Dúlio Garcia Sepúlveda, o evento é uma boa oportunidade para se definir quais serão as políticas públicas que o estado irá adotar para a conservação da APA. "A iniciativa pretende traçar diretrizes para que seja feita uma boa gestão da área, visando à qualidade ambiental e trazendo benefícios para a população", afirma o Dúlio Sepúlveda.
A Mata do Krambeck é um dos maiores remanescentes de mata atlântica em área urbana do estado. Grande parte da APA encontra-se em estágio avançado de regeneração, com presença de diversas espécies florísticas ameaçadas de extinção. A área foi decretada unidade de conservação em 1992, através da Lei Estadual nº 10.943, sendo o IEF responsável pela sua gestão.
27/06/2007
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente