Técnicos do IEF participam do 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas

Notícia

Qua, 27 mai 2009


O Instituto Estadual de Florestas irá participar, dos dias 27 de maio a 07 de junho, do "Superagro Minas 2009" que acontece no Expominas em Belo Horizonte. O órgão participará do stand do Governo de Minas e técnicos do IEF também estarão presentes no "1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas", evento que integra o Superagro e que acontece entre o dia 02 e 05 de junho.

O 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas foi criado como o principal fórum nacional para promover uma discussão sobre os plantios florestais geradores de energia. Conta, também, com o objetivo de divulgar tecnologias, informações e conhecimentos necessários para o atendimento dos programas de agroenergia do governo.

O diretor de Desenvolvimento e Conservação Florestal do IEF, Luís Carlos Cardoso Vale, acredita que eventos como esse são muito importantes para o IEF, eles agregam conhecimento aos técnicos e proporcionam discussões sobre o tema. "Mais de um terço da energia de Minas é baseado em lenha e derivados, então o congresso é estratégico, de forma a continuar com uma energia limpa e sem causar danos ao meio ambiente", afirma o diretor.

O evento é destinado a produtores florestais, técnicos de instituições públicas, de financiamento e fomento ao desenvolvimento tecnológico e empresas que atuam na área florestal e em tecnologia de conversão de biomassa em energia, além de diretores e gerentes de empresas com programas de diversificação de usos da madeira. Acredita-se que de cerca de 1.500 participantes participarão do evento.

As plantações florestais ocupam menos de 1% da área agricultável de todo o território nacional. Isso indica que o país tem um grande crescimento em potencial de áreas com florestas plantadas. Além disso, o Brasil possui grande quantidade de água e energia solar, o que é ideal para o crescimento de muitas espécies de árvores. Isso coloca o país em vantagem competitiva no setor.

De acordo com Luís Carlos Cardoso Vale, o IEF faz o controle de toda a energia e outros usos das florestas energéticas de Minas Gerais. Acompanha as plantações florestais, o uso das matas nativas e o mercado de madeira, trabalhando de forma sustentável. Para isso a direção realiza programas de reposição florestal, educação ambiental e acompanhamento com empresas e produtores rurais.

O Governo de Minas contará com um stand no evento e o IEF participará desse espaço. Dessa forma serão divulgadas as atuais ações da Instituição e técnicos estarão à disposição dos participantes, proporcionando um diálogo direto com o público, para tirar dúvidas sobre o trabalho que é realizado pelo IEF.

A "Superagro" é promovida pelo Governo de Minas - por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Sebrae Minas. Informações sobre a programação podem ser encontradas no site da SuperAgro. E o "1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas" é promovido pela Embrapa e Governo de Minas. Sendo uma realização da Embrapa Florestas e da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.