O Programa Ambientação - Educação Ambiental em Prédios do Governo de Minas Gerais foi implantado na última quarta-feira (03) na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Na terça (02) a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) também recebeu o programa e, na última semana de novembro, o Ministério Público Estadual e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) tiveram o Ambientação implantado em suas sedes. Com a marca de 14 instituições e 28 prédios públicos com o programa implantado no ano, o Ambientação ultrapassa meta estabelecida no Projeto Estruturador do governo de Minas ‘Resíduos Sólidos’ e prepara as ações para 2009.
De acordo com a coordenadora do Programa, Miriam Dias Baggio, 2008 foi um ano marcado por avanços nas ferramentas de gestão. “Destaco a criação do portal Ambientação e do Sistema Informatizado de Avaliação (Siga), software desenvolvido para unir os dados das organizações parcerias do Programa e que permite o acompanhamento online dos indicadores de redução de consumo, verificando a evolução do programa em seu conjunto”, ressalta.
No próximo ano a meta é que 15 instituições recebam o programa. Será também realizado o III Fórum Interinstitucional e o II Prêmio Ambientação, eventos que avaliam as ações desenvolvidas ao longo do ano e premiam as instituições que se destacaram na aplicação do programa.
Em 2009 serão também desenvolvidas novas ferramentas de avaliação ambiental, como a definição de metodologia de cálculo de ganhos ambientais e a publicação do relatório de indicadores de desempenho. O orçamento de 2009 para o Ambientação previsto no Projeto Estruturador ‘Resíduos Sólidos’ é de R$ 1,3 milhão.
Ampliação - Somadas às ações do Estruturador, também estão previstas para o próximo ano outras ações agrupadas no projeto associado “Avaliações ambientais para fortalecimento das políticas públicas de meio ambiente”. Será criado um curso a distância para dar suporte técnico às instituições situadas no interior do Estado para implantação do Programa em suas edificações.
Outras ações são a produção de material técnico-pedagógico de suporte para a implantação do Ambientação nas Unidades de Conservação Estaduais, a realização de curso sobre coleta seletiva para condomínios e criação de vídeo institucional do Programa. Para estas iniciativas, serão aplicados R$ 120 mil.
"Esperamos que todos esses produtos sejam realmente mais uma contribuição para que em 2009 alcancemos resultados ainda mais efetivos e o Programa seja referência também para as empresas privadas", destaca o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, José Cláudio Junqueira.
Ambientação ultrapassa meta do Projeto Estruturador e avança na difusão do consumo consciente - FEAM
Ambientação ultrapassa meta do Projeto Estruturador e avança na difusão do consumo consciente
Notícia
Criado: Qua, 10 dez 2008 14:12 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56