"Guia Técnico Ambiental da Indústria de Reparação Automotiva” é o nome da cartilha elaborada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) com o intuito de melhorar os resultados dessa indústria em Minas, aliada à produção sustentável. O estudo objetiva apresentar às empresas do setor de reparação automotiva como operar com os devidos controles ambientais e apresentar uma produção mais limpa, além de servir de base para os analistas ambientais das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram) nas análises de licenciamento.
Dessa forma, a cartilha ajudará na promoção da inovação no desenvolvimento de novas tecnologias compatíveis com a sustentabilidade, no crescimento econômico e desenvolvimento social. Desde 2003, a Feam, em parceria com a Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais (Fiemg) vem produzindo Guias Técnicos Ambientais de tipologias industriais.
A Cartilha para o setor de reparação automotiva conta, também, com a parceria do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Minas Gerais (SINDIREPA-MG) e empresas que operam no setor. A parceria entre iniciativa privada e poder público é de considerável relevância para a indústria de reparação automotiva em Minas e no seu compromisso com os processos sustentáveis de produção.
“Uma das ações da Feam é fornecer soluções para problemas ambientais e orientar as empresas para uma produção mais eficiente e obtenção de melhores resultados”, disse o gerente de Produção Sustentável da Feam, Antônio Malard.
Ele também ressalta que esse tipo de ação busca alavancar a produção e minimizar os impactos ambientais inerentes à atividade. “O guia mostra que apesar de existirem ações mais complexas, existem também algumas medidas de fácil implantação com potencial para gerar ótimos resultados”, frisa.
Para ter acesso à cartilha Clique Aqui.
Ângela Almeida
Ascom/Sisema