Feam realiza reunião gerencial com servidores da Unidade Regional de Regularização Ambiental Jequitinhonha

Notícia

Criado: Qui, 21 mar 2024 12:33 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56


Foto: Divulgação/Feam
WhatsApp Image 2024-03-20 at 10.37.30 2
Diálogo é uma oportunidade de integração e troca de informações com os profissionais que atuam na ponta
 

Dirigentes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) estiveram, nesta quarta-feira (20/3), em Diamantina, para reunião gerencial com servidores da Unidade Regional de Regularização Ambiental Jequitinhonha (URA Jequitinhonha). A atividade teve o objetivo de ouvir as demandas, buscar soluções e oferecer apoio técnico, estrutural e administrativo para aprimorar e fortalecer o trabalho na base.

Em um primeiro momento, dirigentes da Feam fizeram apresentações e, na sequência, passaram a palavra para os servidores da regional. O diálogo é uma oportunidade de integração e troca de informações com os profissionais que atuam na ponta, em todas as regiões de Minas Gerais.

Para o presidente da Feam, Rodrigo Franco, a vinda do presidente da Feam e dos diretores nos regionais “mostra a importância de estarmos próximos à ponta, para que possamos ouvir, apoiar, acompanhar e mais do que tudo avançar na estruturação física, técnica e administrativa, para que o estado tenha cada vez mais um trabalho de excelência na política de regularização ambiental, que é feita por esses servidores que estão na ponta”, destacou.

Quem também avaliou positivamente a reunião foi a Chefe Regional da URA Jequitinhonha, Carla Fernanda de Araújo. De acordo com Carla a aproximação e a troca de informações são importantes. “A troca de experiências para padronização de procedimentos e o conhecimento da sensibilidade de cada regional é muito importante para a valorização dos servidores. Essas visitas são um fortalecimento institucional e também dos servidores”, frisou.

Este é o primeiro dos oito encontros que serão realizados nas URAs em todo o Estado.

Unidades Regionais de Regularização Ambiental

As Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URAs), que respondem à Diretoria de Gestão Regional da Feam, têm por finalidade gerenciar e executar as atividades de regularização, fiscalização e controle ambiental na sua respectiva área de abrangência territorial, além de controlar as atividades administrativo-financeiras descentralizadas, a partir das diretrizes emanadas da Fundação:

• promover o acompanhamento do processo de regularização ambiental em todas as suas fases, inclusive quanto ao atendimento, tempestivo e qualitativo, das condicionantes e do automonitoramento estabelecidos no âmbito do processo de licenciamento ambiental e em demais atos autorizativos, sob sua responsabilidade;

• decidir sobre os processos de licenciamento ambiental e de autorização para intervenção ambiental de atividades ou empreendimentos potencial ou efetivamente causadores de poluição ou degradação ambiental.

Matheus Adler
Ascom/Sisema