Foto: Feam/Divulgação
A plataforma digital divulga globalmente ações e programas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas
As políticas públicas referentes à agenda climática promovidas pelo Governo de Minas vêm ganhando, cada vez mais, destaque no cenário internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu Minas Gerais no Global Climate Action Portal (GCAP), plataforma on-line desenvolvida para que governos, empresas, investidores e demais atores globais possam divulgar suas ambições, características, e o progresso das principais ações e programas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
“Com disponibilização através do Portal, Minas Gerais poderá apresentar seus compromissos e metas climáticas para toda comunidade, interna e externa, permitindo um acompanhamento claro e abrangente dos progressos alcançados localmente, bem como seus impactos”, explica o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Alessandro Campos.
Ainda segundo Campos, atualmente o GCAP encontra-se em fase de atualização de informações junto aos seus provedores de dados. Por esse motivo, o Portal ainda não conta com as informações mais recentes sobre as ações climáticas promovidas pelo Governo de Minas.
A Feam vem, desde 2018, realizando reportes anuais junto à plataforma de dados do Disclosure, Insight, Action (CDP), entidade sem fins lucrativos que administra um dos maiores sistemas de divulgação global para investidores, empresas, cidades, estados e regiões para gerenciamento de impactos ambientais.
Por meio da plataforma CDP, estados e regiões informam às campanhas Race to Resilience e Race to Zero, o progresso em seus compromissos em direção ao net-zero, a construção de resiliência e adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Os dados reportados pelo governo estadual, e de suas principais empresas públicas, podem ser consultados pelo mecanismo de busca da plataforma.
Descarbonização
Em 2021, Minas Gerais se tornou o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero, iniciativa global, liderada pelo Reino Unido, que pretende neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa no planeta até 2050.
A coalizão tem como objetivo limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau nos próximos 30 anos. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, atração de investimentos para negócios sustentáveis e incentivo à economia verde.
Compromissos
Entre as metas e compromissos do Estado, divulgados no portal de ação climática da ONU, está o Inventário de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, documento anual produzido pela Feam visando identificar as principais fontes de emissão, tendências e elementos para subsidiar políticas públicas eficazes para mitigação das emissões no território mineiro.
Outra iniciativa do Estado destacada na página da ONU é o Plano de Ação Climática (PLAC), lançado em 2022 pela Feam como estratégia de mitigação e adaptação aos efeitos adversos do clima em território mineiro.
Elaborado com apoio internacional e participação efetiva da sociedade civil, setor produtivo e universidades, o PLAC conta com 29 ações, divididas em 103 subações e, aproximadamente, 300 metas com prazos definidos em diversos setores estratégicos, tanto para a descarbonização e transição energética, como para a adaptação climática.
Além disso, a página apresenta o total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Minas e também a quantidade per capita, incluindo ações promovidas para redução das emissões de GEE e da vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas globais.
Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema