Divulgação/Feam
Evento integrou a grade de programação da Expomontes
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio da Unidade Regional de Regularização Ambiental (URA) Norte de Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, promoveu, no último dia 1º/7, o seminário “Barramentos, intervenções em veredas e licenciamento”.
O evento integrou a grade de programação da Expomontes, uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do Estado.
Nessa segunda edição, o evento abordou diversos temas relacionados à regularização ambiental, como informações sobre o Decreto 48.806/2024, que define as obras, projetos e atividades de infraestrutura caracterizadas como de utilidade pública na região do semiárido mineiro.
Foram debatidas também pautas sobre Regularização Ambiental Municipal; o papel do Ministério Público na regularização ambiental; intervenções em veredas; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Programa de Regularização Ambiental (PRA); outorgas superficiais e barramentos.
O seminário contou com palestrantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), por meio da Unidade Regional (Urga) Norte; do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte e Alto Médio São Francisco; além do Codanorte, Ministério Público e equipe da Feam, representada pelo diretor de Gestão Regional, Vitor Salum. Foram realizadas mais de 250 inscrições, sendo entre os participantes empreendedores, consultorias, acadêmicos e servidores públicos.
A Expomontes é uma feira anual que acontece em Montes Claros, promovida pela Sociedade Rural de Montes Claros. Neste ano, na sua 50ª edição, a feira foi realizada de 28 de junho a 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Ascom/Sisema