Sustentabilidade também na construção civil mineira

Notícia

Criado: Sex, 29 ago 2008 16:21 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56


Nos próximos dias 18 e 19 de setembro, quinta e sexta-feira, de 8h às 18h30, à avenida Amazonas, nº 6030, no Expominas, em Belo Horizonte, durante o MinasCon 2008, acontecerá o "2º Encontro Nacional de Gestão de Resíduos e Sustentabilidade na Construção". Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento apresentará informações e cases sobre  gerenciamento dos resíduos do setor e abordará as vantagens e desafios da implantação das edificações sustentáveis, com o objetivo de estimular a adoção dessa prática e promover a construção de um futuro melhor para o planeta.

Para falar da sustentabilidade, um assunto que, cada vez mais, vem sendo pautado pelo setor da construção civil, o Encontro contará com a presença de renomados palestrantes, entre eles, do professor do departamento de Engenharia de Construção Civil da Universidade de São Paulo (USP), Vanderley Moacyr John, referência em Construção Sustentável no país. A abertura do evento será feita pelo presidente da CBIC, Paulo Safady Simão.

O Encontro reunirá empresas do setor da construção, transportadores de resíduos, poder público, terceiro setor, universidades, centro de pesquisa e áreas afins ao meio ambiente, entidades de classe e todos os profissionais interessados em soluções econômicas, ambientais e sociais em empreendimentos, obtidas por meio de ações que visam, dentre outras, a redução e reutilização dos seus resíduos, com foco na sustentabilidade do setor.

O evento está dividido em quatro painéis: I - Construção sustentável e Inovação tecnológica: II - Gestão integrada de resíduos sólidos; III - Edificações sustentáveis; e IV - Sustentabilidade e Certificações. A programação completa e a ficha de inscrição podem ser acessadas no site www.sinduscon.mg.gov.br.  

Para compensar os impactos ambientais gerados pela realização do Encontro, como a emissão de gases decorrentes da produção das peças gráficas usadas, transporte dos palestrantes e participantes etc., o Sinduscon-MG financiará o plantio de cerca de 100 árvores na reserva ecológica Canela de Ema, em Caeté.

Com a iniciativa, o evento será o primeiro de todas as edições do Minascon com emissões de gases de efeito estufa (GEE) neutralizados pelo programa *Carbo-Neutro da Organização da Sociedade de Interesse Público (Oscip), Instituto Oksigeno - pioneiro em Minas Gerais na criação de programas de responsabilidade ambiental, que visam combater o aquecimento global por meio da redução ou compensação das emissões GEE, através de plantio de mudas de árvores nativas e/ou conservação de florestas.

Ainda em sintonia com as questões que visam amenizar os impactos ambientais, o Encontro utilizará apenas materiais de baixo impacto ambiental, como por exemplo, papel reciclato, canetas e bolsa biodegradável, bem como a contratação de empresas formais e ambientalmente corretas.

Fonte: Assesoria de Comunicação do Sinducon