Roupas esquecidas no armário. Livros e CDs que estavam empoeirando nas estantes. No última quarta-feira (10), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) realizou a 1ª Feira de Trocas. A ação foi coordenada pela equipe do programa Ambientação e teve como objetivo levar funcionários e alunos a uma reflexão sobre os hábitos de consumo. Para participar, bastava doar objetos que estivessem em bom estado de conservação e trocar por uma moeda social, independente do valor real da mercadoria.
Além de roupas, livros e CDs, também foram doados calçados, bolsas, cintos, ursinhos de pelúcia e bijuteria, somando mais de 500 itens. De acordo com a gestora ambiental do Ambientação, Cristiane Rossi, os objetos mais procurados foram as bijuterias e roupas, que atraíram a atenção dos alunos do CMRR. "A troca é uma atividade social que existe desde o princípio dos tempos. Na feira, a negociação teve como princípios a solidariedade e a sustentabilidade", afirmou.
Para os estudantes do Centro Mineiro, a participação na feira foi uma oportunidade de colocar em prática os conceitos apresentados na sala de aula. "Foi muito legal! Tudo que viraria resíduo foi aproveitado por outra pessoa", ressaltou Letícia Alves, aluna do curso de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos. A estudante do CMRR Scarlet Ribeiro de Andrade trouxe roupas e bijuterias, que foram trocadas por 28 moedas sociais. "Eram peças que não tinham mais utilidade em casa. Na feira, adquiri brinco, anel, colar e sapato", contou.
Do total de mercadorias doadas, cerca de 150 continuaram nas bancadas e serão doadas para a instituição Casas do Homem de Nazaré, localizada no bairro Esplanada. "Foi uma experiência muito gratificante ver as pessoas trocando as moedas sociais por produtos que realmente precisavam, como roupas e sapatos", ressaltou uma das coordenadoras de feira, Luciana Nascimento.
Criado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em 2004, o Ambientação é um programa de educação ambiental voltado para prédios públicos do Governo de Minas Gerais. Por meio de campanhas de consumo consciente e coleta seletiva, tem como objetivo promover a mudança de percepção e comportamento dos funcionários na busca pela sustentabilidade ambiental. Informações de como organizar uma feira de trocas podem ser obtidas pelo telefone (31) 3483.8116 ou pelo e-mail ambientacao.feam@meioambiente.mg.gov.br.